SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, VI ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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A PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SERTÃO PARAIBANO
Luiz Nunes Filho, Danielle Ramos Mendes

Última alteração: 2020-09-28

Resumo


O presente estudo tem por objetivo investigar a inovação em propriedade intelectual como estratégia capaz de aumentar a competitividade dos pequenos negócios na região do Sertão da Paraíba. A importância em tratar a temática abordada está na dificuldade por parte dos pequenos empresários no ganho de diferenciais competitivos através do uso de ativos de propriedade intelectual, tendo em vista que o processo para apropriação desses bens imateriais é complexo e demanda por conhecimento técnico especifico nessa área. Logo, investiga-se a inovação em propriedade intelectual, através do investimento direcionado em quesitos das dimensões marca, e ambiência inovadora como estratégia para tornar as pequenas empresas do Sertão Paraibano mais competitivas. Para tanto, utiliza-se a metodologia aplicada do Radar da Inovação que por meio da coleta dos resultados em campo é possível mensurar o grau de inovação em cada dimensão das empresas da amostra e, por conseguinte, analisar quais estão realizando ações, bem como quais os benefícios destas para o negócio. Nesse sentido, foi possível identificar na amostra uma das empresas que utilizou subsídio de consultoria especializada para realização de registro de marca.


Palavras-chave


propriedade intelectual; marca; ambiência inovadora; radar da inovação

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