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A ESTRATÉGIA COMERCIAL DE UM LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ATRAVÉS DO PORTFÓLIO DE PATENTES
Última alteração: 2020-09-29
Resumo
O mercado farmacêutico tem estimativa de crescimento de 3 a 6% até 2023, podendo chegar a US$ 1,5 trilhão. Por isso, a gestão da propriedade intelectual, notadamente as patentes de produto e processos, representa um importante fator de sucesso para o setor, que é caracterizado pela inovação e competitividade. O objetivo do presente estudo consiste em identificar a estratégia comercial de um laboratório farmacêutico através do seu portfólio de patentes. Assim, realizou-se um levantamento no sistema Orbit Intelligence de modo a se recuperar os pedidos de patente da transnacional farmacêutica Gilead Sciences e analisou-se as características do portfólio de patentes e as respectivas linhas terapêuticas dos medicamentos nos últimos 10 anos. Foi observado que a Gilead além de P&D interno, mantém a estratégia de fusões e aquisições de start-ups para incorporação de novas patentes ao seu portfólio, e assim, lançar blockbusters em novas áreas terapêuticas. Identificou-se também que são características do portfólio de patentes o bloqueio ofensivo, pois gera oposições aos pedidos de patente e ações judiciais, e a ampliação da área geográfica de proteção por meio das famílias de patentes.
Palavras-chave
Portfólio de patentes; Gestão da propriedade intelectual; Indústria farmacêutica
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