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ANÁLISE CIENTÍFICO-MERCADOLÓGICA DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE PERDAS HÍDRICAS NO BRASIL
Francemberg Ferreira Dutra, Efrain Pantaléon Matamoros, Zulmara Virgínia de Carvalho, Cândida Beatriz Santos Batista, Ada Lima Ferreira de Sousa

Última alteração: 2020-09-29

Resumo


A água é um bem essencial para a manutenção da vida terrestre e, quando não há uma gestão adequada, os impactos ambientais, sociais e econômicos podem ser imensuráveis. Um dos principais problemas é a perda de água durante o processo de distribuição na rede. Nos últimos anos, é crescente o número de pesquisas em busca de uma maior eficiência, utilizando sobretudo a inteligência artificial no controle das perdas, tornando-se uma importante ferramenta em regiões que sofrem com a escassez hídrica. No Brasil, as perdas representam 38,5% de toda água distribuída pelas companhias de abastecimento urbanos no ano de 2018, em maior proporção ocasionadas por vazamento, correspondendo a um custo financeiro de aproximadamente R$ 11,3 bilhões. Nesse âmbito, este trabalho tem como objetivo produzir uma pesquisa exploratória sobre detecção de vazamento de água, através de um diagnóstico científico-mercadológico das formas e tecnologias utilizadas para o enfrentamento às perdas de água. Com o propósito de alcançar os objetivos, foram consultados materiais de base científica, tecnológica e mercadológica. A partir dos resultados alcançados, observou-se que as empresas brasileiras ainda investem bem menos do que o esperado para obter resultados significativos na gestão dos recursos hídricos e quão distante o país se encontra de outras nações que solicitaram patentes sobre detecção de vazamento de água. Entretanto, o crescimento de startups no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que tornem a gestão das perdas de água mais eficiente é uma tendência internacional, principalmente diante da necessidade de tecnologias inovadoras para a mitigação de perdas.


Palavras-chave


Gestão hídrica; Redução de perdas; Sustentabilidade

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