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NOVAS TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA E PRESENCIAL
Lílian da Cruz Sousa, Marcelo Santana, Núbia Moura Ribeiro, Jerisnaldo Lopes

Última alteração: 2020-09-30

Resumo


Objetiva investigar se o projeto do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco e o projeto pedagógico do sistema Universidade Aberta do Brasil estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais em relação às habilidades, competências no desenvolvimento  e utilização de tecnologias. Paralelamente ao objetivo do trabalho pretende-se falar de forma sucinta sobre as novas tecnologias aplicadas e inovações na área de estudo de biblioteconomia.Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, quanto ao objetivo é descritiva e a técnica de pesquisa utilizada é a documental, com utilização do métodode análise de conteúdo. Para o atendimento do objetivo, foram utilizados como corpus de análise oParecer do Conselho Nacional de Educação /Câmara de Ensino Superior nº 492/2001, aprovado em 3 de abril de 2001, e os planos do curso de Biblioteconomia da UFPE e o plano do sistema Universidade Aberta do Brasil. Após a análise dos dados concluiu-se que, além do domínio dos conteúdos inerentes à área, foi observado que tanto as propostas dos projetos pedagógicos dos cursos da UFPE e do sistema UAB, aqui estudadas, estão em sua maioria condizentes com o que está explicitado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, de modo geral observa-se o atendimento das demandas informacionais contemporâneas do mundo de trabalho, desta forma representando uma aproximação nas relações entre a universidade e o meio em que ocorrem as atividades laborais do egresso do curso de biblioteconomia.

 


Palavras-chave


Políticas públicas; Diretrizes curriculares nacionais; formação de bibliotecário; tecnologias

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