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RECONHECIMENTO DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA O FORTALECIMENTO DE NEGÓCIOS LOCAIS NO NORDESTE BRASILEIRO
André Almeida Silva, Bela Rodrigues, André Luiz Gomes de Souza, Gabriel Francisco da Silva

Última alteração: 2020-09-29

Resumo


Indicação Geográfica (IG) é o termo voltado a identificar um produto ou serviço como próprio ou originário de determinada localidade, cuja vinculação ao território ou maneira de fazer identifica e agrega valor ao bem protegido, fato que acarreta vantagens para o produtor, para o consumidor e para a economia da região e do país. Assim, o processo de reconhecimento de uma IG pode trazer significativas mudanças no cenário econômico do lugar a qual ela está inserida, reformulando os modelos de negócio locais e possibilitando a abertura de novos empreendimentos com grande potencial de sucesso, aumentando a renda do produtor e daqueles que se beneficiarão do uso do selo da IG. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar conceitos acerca do reconhecimento das IG, dispondo oportunidades e desafios para o fortalecimento de negócios locais relacionados a indicações presentes na região nordeste brasileira. Para tanto, foram realizadas pesquisas no portal de Periódicos da Capes e na biblioteca digital Scielo, além de dados dos portais do INPI, IBGE e Sebrae. Com os resultados obtidos, destaca-se a necessidade de aprofundar estudos nesta temática, devido a sua importância econômica e social, e nota-se que os principais desafios estão relacionados às dificuldades de gestão organizacional e alinhamento estratégico, sendo necessárias políticas públicas, enquanto que as oportunidades advêm da inovação dos negócios relacionados às IG, apoiadas por tecnologias digitais de informação e comunicação.


Palavras-chave


indicações geográficas; nordeste; negócios

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