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DESENVOLVIMENTO DE GAMES NO BRASIL: ANÁLISE DOS MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NOS EDITAIS DA SPCINE GAMES
Rafael Rodrigues de Souza, Gabriel Junqueira Serandim, Carlos Henrique Sabino Caldas

Última alteração: 2024-03-19

Resumo


O Brasil é o maior consumidor de jogos da América Latina, ainda assim, a sua produção interna é pequena em comparação com o mercado internacional, necessitando de políticas públicas específicas para o desenvolvimento da indústria. O presente artigo tem por objetivo analisar como são estruturados os mecanismos de transferência de tecnologia presentes nos editais da SPCINE, com o objetivo de incentivar a indústria dos jogos digitais no Brasil. A metodologia é descritiva, utilizando-se de fonte bibliográfico-documental, como artigos, livros, matérias de jornais e os próprios editais da SPCINE. A SPCINE Games é uma iniciativa da SPCINE (Empresa de Cinema e Audiovisual da cidade de São Paulo) voltada para o desenvolvimento da indústria de jogos digitais no Brasil, tendo publicado três editais voltados à produção e comercialização de jogos nos últimos cinco anos. O presente trabalho discute quais mecanismos estão presentes nos documentos e se eles favorecem o processo de transferência de tecnologia para a SPCINE, sendo discutidos aspectos como o nível de maturidade tecnológica exigida, a forma de pagamento dos investimentos, a participação da SPCINE nos projetos e a inclusão de cláusulas relevantes, como cláusulas anti-diluição e gatilhos para efetivação dos investimentos, bem como quais as implicações desses mecanismos para a transferência de tecnologia no contexto da indústria de jogos digitais no Brasil.


Palavras-chave


Indústria dos jogos; SPCINE games; Transferência de Tecnologia

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