SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 12nd International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
PROSPECÇÃO BIBLIOMÉTRICA SOBRE PLATAFORMAS PARA TRILHA DE APRENDIZAGEM EM QUALIDADE DE SOFTWARES
Bruna Soares de Jesus, Renato Lima Novais, Marcelo Santana Silva, Rilton Gonçalo Bonfim Primo

Última alteração: 2024-03-19

Resumo


Este estudo consiste em uma prospecção bibliométrica feita entre 25 de setembro de 2023 até 9 de outubro de 2023, utilizando o Periódico CAPES, base DOAJ (Directory of Open Access Journals), filtrando entre 2001 até 2023. Verifica-se o estado da técnica de soluções que implementam plataformas com trilhas para aprendizagem, objetivando o desenvolvimento de competências pelos jovens estudantes, estas requeridas para profissionais da área de Tecnologia. Com o aumento da demanda por profissionais e a competitividade entre as empresas, a implementação de melhorias nas ferramentas e processos para o desenvolvimento de softwares é imprescindível. Profissionais que possam proporcionar entregas com qualidade é um dos pontos mais críticos atualmente, já que as organizações com maior valor são aquelas que entregam softwares estruturados com base nos princípios da qualidade. Em contrapartida, estando numa geração muito conectada com as novidades relacionadas à Tecnologia e Comunicação, temos muitos jovens com extrema dificuldade em acessar o mercado de trabalho, pelo fato de não apresentarem experiência e conhecimentos necessários. Por meio de pesquisas periódicas, este trabalho analisou de forma exploratória publicações acadêmicas, que demonstraram sucesso na implementação da técnica de forma educativa e profissional, utilizando trilhas de aprendizagem personalizadas como foco em proporcionar desenvolvimento de conhecimento específico. Pode-se assim concluir que novas pesquisas são favorecidas quando falamos no uso de plataformas com trilhas, sobretudo na correlação entre educação e mercado de trabalho.


Palavras-chave


qualidade softwares; mercado de trabalho; jovens estudantes; tecnologia da informação

Texto completo: PDF