Última alteração: 2024-03-19
Resumo
A Indicação Geográfica (IG) é uma modalidade de Propriedade Intelectual usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviços se deve a sua origem. O objetivo deste artigo é apresentar um panorama das Indicações Geográficas (IGs) de vinho e discutir a perspectiva de reconhecimento de vinhos no Brasil. Para isso, utilizou-se de pesquisa exploratória e abordagem qualitativa, com coleta de dados por levantamento bibliográfico e documental, informações de órgãos de pesquisa e instituições brasileiras ligadas à produção de vinho. Constatou-se que o Brasil possui 12 IGs para vinhos registradas, duas regiões potenciais (Santa Teresa e São Roque), e outras que poderão surgir, pois houve expansão no número de vinícolas espalhadas em regiões não tradicionais, do aparato tecnológico e científico aplicado à produção do vinho, adaptadas às diferentes regiões, colocando o país como um campo promissor para o investimento de novas IGs de vinhos.