SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 12nd International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DOS TURISTAS INTELIGENTES EM RELAÇÃO AS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DAS STARTUPS DE TURISMO NO BRASIL
Monica Maria Liberato, Mário Jorge Campos dos Santos, Denio Azevedo, Nadja Rosele Alves Batista

Última alteração: 2024-03-19

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos turistas em relação às soluções tecnológicas oferecidas pelas startups de turismo no Brasil. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo a partir do Maxqda de 745 comentários em 55 aplicativos/plataformas de startups de turismo. Os resultados revelam que a praticidade, facilidade, agilidade e usabilidade intuitiva são fatores que influenciam diretamente na autonomia e experiência do turista em relação às soluções das startups de turismo no Brasil. Além disso, os turistas desejam contar com plataformas e sistemas que são fáceis de usar, que agilizem o processo e que proporcionem maior autonomia para uma experiência única. A média geral de avaliação das startups foi de 4,1 pontos, mas apenas 32 startups responderam aos comentários dos turistas em suas plataformas/aplicativos, o que enfatiza a importância da comunicação entre as empresas e seus clientes.

Palavras-chave


Inovação; Feedback; Autonomia; Smart tourism

Texto completo: PDF