Última alteração: 2024-03-19
Resumo
O acesso a crédito é um dos determinantes fundamentais para o desenvolvimento de novas empresas e para a perpetuação de companhias já existentes, sendo ainda mais relevante no contexto de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). A partir destas premissas, foram analisadas a participação das fintechs no mercado de crédito a partir de 2015 e como as mudanças regulatórias têm afetado este mercado. Para a análise do panorama econômico, foram utilizadas como referencial teórico as argumentações da Economia Institucional, especialmente a respeito dos custos de transação, formação de instituições e inovações tecnológicas. Apesar do crescimento das fintechs de crédito e da representatividade das MPMEs para a economia brasileira, foi observada a escassez de informações estruturadas a respeito do crédito disponibilizado a estas empresas por meio de alternativas que não sejam os bancos. Desta forma, foi necessária a utilização de fontes alternativas de informações, como relatórios publicados por entidades especializadas do setor e entrevistas realizadas pelo autor com representantes de fintechs, para uma argumentação mais eficiente. Este estudo observou que apesar de um crescimento relevante nos últimos anos, o crédito concedido pelas fintechs para as pequenas empresas ainda é pouco representativo frente às carteiras dos grandes bancos.
Palavras-chave – Crédito, MPMEs, Fintechs, Economia Institucional