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INOVAÇÃO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DO NORDESTE
João Clécio de Sousa Holanda, Fernando Silva dos Santos, Luciana Felix Albuquerque, Pedro Balduino de Sousa Neto, Edivaldo Rabelo de Menezes

Última alteração: 2021-06-11

Resumo


É notória a importância da inovação para o desenvolvimento econômico e profissional, bem como no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as instituições de nível superior têm papel fundamental na formação do perfil inovador do profissional de administração e no fortalecimento da cultura de inovação. Com isso, este trabalho objetiva analisar como a temática da inovação vem sendo incorporada e desenvolvida nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Administração das Instituições de Ensino Superior (IES) público do Nordeste brasileiro. Para tanto, adota-se um estudo qualitativo, de abordagens descritiva e exploratória, bem como a pesquisa documental, dada a obtenção dos dados por meio dos sites das IES e dados do e-MEC. Como resultados, verificou-se que a temática Inovação é trabalhada na maioria dos cursos de administração da região Nordeste, principalmente em Universidades Estaduais e como componente curricular obrigatório, mas que ainda necessita ser fortalecida na pesquisa e na extensão. Dessa forma, este estudo evidencia a importância da compreensão acerca da inserção da temática nos cursos, para ter um melhor conhecimento sobre as práticas de ensino e, com isso, possibilitar futuras mudanças nos referidos cursos.

Palavras-chave


Administração, gestão da inovação, matriz curricular, universidade.

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