Tamanho da fonte:
INOVAÇÃO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DO NORDESTE
Última alteração: 2021-06-11
Resumo
É notória a importância da inovação para o desenvolvimento econômico e profissional, bem como no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as instituições de nível superior têm papel fundamental na formação do perfil inovador do profissional de administração e no fortalecimento da cultura de inovação. Com isso, este trabalho objetiva analisar como a temática da inovação vem sendo incorporada e desenvolvida nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Administração das Instituições de Ensino Superior (IES) público do Nordeste brasileiro. Para tanto, adota-se um estudo qualitativo, de abordagens descritiva e exploratória, bem como a pesquisa documental, dada a obtenção dos dados por meio dos sites das IES e dados do e-MEC. Como resultados, verificou-se que a temática Inovação é trabalhada na maioria dos cursos de administração da região Nordeste, principalmente em Universidades Estaduais e como componente curricular obrigatório, mas que ainda necessita ser fortalecida na pesquisa e na extensão. Dessa forma, este estudo evidencia a importância da compreensão acerca da inserção da temática nos cursos, para ter um melhor conhecimento sobre as práticas de ensino e, com isso, possibilitar futuras mudanças nos referidos cursos.
Palavras-chave
Administração, gestão da inovação, matriz curricular, universidade.
Texto completo:
PDF