SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 11th International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
TURISMO 4.0 E O POTENCIAL INOVATIVO DE EXPERIÊNCIAS PERSONALIZADAS
Euriam Barros Araujo, Zulmara Virginia Carvalho, Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui

Última alteração: 2021-06-11

Resumo


Derivado do impulsionamento da Transformação Digital, o advento da IV Revolução Industrial promove mudanças tecnocomportamentais profundas. Dentro da Indústria do Turismo, a ciberinternetização já tornou processos de viagens mais simplificados e acessíveis. Contudo, qual é o potencial de inovação deste segmento produtivo, frente às perspectivas das tecnologias habilitadoras 4.0? Esta é umas das questões que o presente estudo objetiva discutir. Nessa direção, o esforço de pesquisa é centrado na identificação do nível de apropriação dos pilares da Indústria 4.0 pela Indústria do Turismo, por meio de prospecção tecnológica, nas bases de dados do Espacenet, do Google Patents e do The Lens, seguida da avaliação de tendências da Organização Mundial do Turismo, do Fórum Econômico Mundial e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A análise do cenário do Turismo 4.0 sinaliza tendências, desafios e janelas de oportunidades no setor. Em específico, a pesquisa objetiva cenarizar para a iniciativa ZARP Viagens Inteligentes, cuja proposta de valor visa proporcionar as melhores experiências turísticas por meio de roteiros de viagens personalizados. Os resultados sinalizam que o Turismo 4.0 pode otimizar a tendência-cerne de experiências personalizadas, em toda a cadeia de valor, alinhado à proposta de valor da ZARP.

Palavras-chave


Inovação; Patentes; Revolução industrial; Viagens personalizadas

Texto completo: PDF