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ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO SOLIDÁRIO
Tânia Marília Resende Meireles, Bezamat de Souza Neto, Fabrício Molica de Mendonça

Última alteração: 2021-06-11

Resumo


O presente manuscrito objetivou fazer um levantamento de informações sobre as relações existentes entre o empreendedorismo, o empreendedorismo social e a economia solidária e sua associação com o tema inovação, a fim de salientar estratégias inovadoras para a área social, aliadas aos empreendimentos solidários, visando auxiliar esses empreendimentos para melhores resultados a partir da utilização de ferramentas de inteligência que já são aplicadas no empreendedorismo privado. A Economia solidária é um tema que pode ter múltiplas possibilidades e enfoques para que gere uma compreensão de sua temática enquanto um objeto de estudo. Os empreendimentos de economia solidária podem ser organizados em diferentes atividades e com diferentes estratégias, sejam elas de comercialização, intercâmbio, financiamento ou prestação de serviços, com diferentes e diversificadas experiências. Os princípios do empreendedorismo e da pessoa empreendedora utilizam estratégias inovadoras para contornar as crises econômicas e trabalhistas, aplicando a inovação também aos empreendimentos solidários como alternativa para superar essas crises. De acordo com a classificação apresentada no Manual de Oslo, a inovação pode se dar em produtos, em processos, em serviços ou em marketing. Os empreendedores apoiam o desenvolvimento das sociedades e são também aqueles que promovem a inovação, assim como a economia solidária, visam o desenvolvimento em sentido lato, nas vertentes econômica, social, regional e sustentável. Empreendedorismo e economia solidária se unem porque têm objetivos comuns. Como resultados, o manuscrito apresentou a proposta de mecanismos e estratégias já aplicados no empreendedorismo privado para os empreendimentos solidários. Ferramentas de inteligência, capazes de promover desenvolvimento, consolidação e expansão dos empreendimentos solidários, além do aprimoramento da atuação dos gestores, através do suporte para tomada de decisões acertadas que essas ferramentas são capazes de oferecer.

Palavras-chave


Economia Solidária; Empreendedorismo; Inovação

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