SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 10th International Symposium on Technological Innovation

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TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO: ANÁLISE PROSPECTIVA DO MERCADO DE E-SPORTS.
Andreia Rodrigues Ferreira Baro, Carlos Henrique Calixto dos Santos, Jose Francisco Oliveira de Amorim

Última alteração: 2019-12-04

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar aos leitores o atual cenário do mercado de esportes eletrônicos, a partir da análise de dados econômicos e patentários. Os esportes eletrônicos, chamados de e-Sports representam um mercado em expansão que movimenta montantes de relevância para a economia global e tem impacto no setor tecnológico. A análise de patentes voltadas para o e-Sports, em conjunto com os indicadores do setor são capazes de demonstrar o avanço de um segmento e as tecnologias protegidas por patentes, contribuindo para projeções futuras relacionadas ao tema. As patentes analisadas estão publicadas na base Questel Orbit, e a nível nacional, foram pesquisadas na base de patentes e base de programas de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. No que se refere aos torneios voltados para os jogos eletrônicos, é possível observar a tendência mundial de crescimento destas competições que movimentam valores expressivos; valores que movimentam diversos setores da economia que estão atrelados ao e-Sports.

Palavras-chave


e-Sports. Questel Orbit. Patentes. Prospecção Tecnológica

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