Tamanho da fonte:
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AO MARKETING DIGITAL: UM ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE TECNOLOGIAS EMERGENTES
Última alteração: 2019-12-04
Resumo
A inteligência artificial (IA) está presente no dia a dia do homem mais do que ele imagina: desde uma pesquisa em mecanismos de buscas até interações com chatbots. As empresas têm buscado mecanismos para intercâmbio com os clientes, visando compreender a realidade do novo consumidor, entregar valor real e trazer novas oportunidades de mercado e ganhos de competitividade. O artigo visa apresentar as tecnologias emergentes, a partir de pesquisas em bases oficiais de produções científicas e tecnológicas, para nortear discussões sobre agregação de valor na oferta de produtos e serviços, substancializando a capacidade de analisar e inferir sobre os potenciais tecnológicos existentes, em vista da transferência e/ou desenvolvimento desses bens intelectuais. O trabalho foi desenvolvido a partir de buscas de patentes e artigos científicos, com a utilização de operadores booleanos, combinando termos em português e inglês. Utilizou-se das plataformas Orbit Intelligence, WIPO e Scopus, e do MS Excel para mineração de dados e elaboração de gráficos analíticos. Constatou-se que houve crescimento acentuado das tecnologias que envolvem aplicação de IA no marketing digital nos últimos 05 anos, evidenciado pelos registros de patentes. Observou-se sinergia entre as produções científicas e tecnológicas, estando ligadas aos diferentes campos da ciência. E, por fim, percebeu que as produções científicas ainda estão abaixo do número de registros de patentes, evidenciando que o mercado tem produzido tecnologias para suprir necessidades latentes e de rápido crescimento e difusão. Há, pois, uma demanda por pesquisas robustas que fortaleçam as discussões e norteiem o desenvolvimento tecnológico.
Palavras-chave
Inteligência Artificial; Marketing Digital; Prospecção Tecnológica
Texto completo:
PDF