Última alteração: 2018-10-09
Resumo
Resumo — Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos atores da cadeia produtiva da uva e do vinho da região da Bairrada, Aveiro, Portugal sobre a relação entre inovação e vantagem competitiva. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória-descritiva e foi operacionalizada através de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada com base num roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado especificamente para este fim e com base no referencial teórico. Participaram da pesquisa seis atores integrantes da cadeia produtiva, sendo que este número foi obtido pelo alcance do ponto de saturação teórica. As entrevistas foram realizadas pessoalmente e gravadas, durante o mes de novembro de 2017, e tiveram duração média de 22 minutos, sendo transcritas posteriormente e analisadas através da análise de conteúdo com o auxilio do software N-Vivo 11. Como resultado, pode-se constatar que os entrevistados têm a percepção que processos de inovação necessitam ter uma abrangência em todos os setores da cadeia da uva e do vinho da região da Bairrada, Aveiro, Portugal, e que a cadeia produtiva inova constantemente em produto e processo que geram vantagens competitivas, tanto no mercado regional como internacional. Embora tais resultados não possam ser generalizados, em função de sua aplicação somente com alguns atores, sugere-se que a pesquisa seja reaplicada no Brasil para que se possa fazer comparações com a cadeia da uva e do vinho da Região da Bairrada em Portugal e da Região dos vinhedos no Brasil, bem como analisar a questão sensorial do vinho.