SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 8th International Symposium on Technological Innovation

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ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÃO SOCIAL DA CULTURA DA INOVAÇÃO
Heitor Marcelino Oliveira, Jefferson Rafael de Carvalho Lira, Rayane Pereira dos Santos Câmara, Augusto Cesar Bezerra Nobre, Zulmara Virgínia de Carvalho

Última alteração: 2017-10-09

Resumo


Resumo—Embora seja o principal ator de consumo das inovações obtidas a partir do desenvolvimento tecnológico, a percepção pública da inovação do cidadão não especialista em ciência, tecnologia e inovação (CTI) é frágil. A baixa apropriação social da cultura da inovação torna o cidadão vulnerável, dentro das relações de poder do campo da CTI. Em específico, nas relações de consumo e na participação da governabilidade do desenvolvimento socioeconômico. É dentro desse viés que esse artigo discute duas abordagens de apropriação social da cultura da inovação: mecanismos de popularização da inovação e a abordagem Living Lab de inovação aberta. A partir de um arcabouço teórico-conceitual sobre a temática e de práticas consolidadas, a pesquisa objetiva desenvolver estratégias aplicáveis ao cenário brasileiro. A análise do estudo evidencia que políticas públicas indutoras de ambas abordagens configuram-se como importante iniciativa de desenvolvimento socioeconômico para o país.


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