SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 8th International Symposium on Technological Innovation

Tamanho da fonte: 
INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: O CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA/RS
Carmen Regina Dorneles Nogueira, Edison Romário Monteiro Paniagua, Nola Patrícia Gamalho, Ronaldo Bernardino Colvero, Suelen Fonseca de Andrade

Última alteração: 2017-10-09

Resumo


Resumo : A inovação, considerada como um processo que engloba tanto a criação de um produto ou  serviço inédito como a reestruturação de um produto ou serviço já existente, é resultado de investimentos em ciência e tecnologia com vistas a tornar as empresas mais competitivas. Incorporando este conceito do mundo da produção, a educação, inicialmente, deu ênfase ao uso das tecnologias da informação (TICs) considerando a importância das mesmas no cotidiano da sociedade atual. Buscando a melhoria e qualificação do ensino, a inovação exige uma mudança na organização do sistema educacional e na atividade dos professores. Nesse contexto, este trabalho que foi feito a partir de pesquisa bibliográfica e documental, tem por objetivo reconhecer o Curso de Ciências Humanas-Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, como exemplo de inovação no ensino superior brasileiro. Constatou-se que a implantação do referido curso constitui-se em um exemplo de inovação na educação brasileira uma vez que consiste em uma nova modalidade de oferta para formação de professores que atuarão na área das Ciências Humanas, atendendo as necessidades e anseios da comunidade local, regional, nacional e internacional.


Texto completo: PDF