Última alteração: 2016-09-23
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de empresas brasileiras, bem como suas políticas de apoio ofertadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como pressuposto teórico básico do estudo. Com base na literatura, considera-se que a inovação gera vantagem competitiva, proporcionando condições para a internacionalização. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, que reúne os mecanismos de apoio à internacionalização no Brasil, com foco no BNDES. A suposição norteadora da pesquisa verificou que existem mecanismos de incentivo a internacionalização para que as empresas busquem internacionalizar-se a fim de expandirem seus negócios, aumentando a competitividade, obtendo acesso a novas tecnologias e novas técnicas de gerenciamento da produção e consolidando sua presença no mercado mundial. A questão da internacionalização pode ser explorada a partir do comportamento e das características que envolvem as empresas brasileiras. Adotar uma visão global é muito importante, mesmo que se prefira uma abordagem gradual de internacionalização.
Palavras-chave – Iternacionalização; Inovação; Políticas Públicas.