SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 7th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION – ISTI 2016

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MENSURAÇÃO DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DO RADAR DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Camila Sant Anna Torchia

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O trabalho discute o setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil e como se apresenta este segmento mediante a conduta inovadora. O objetivo foi de mensurar o Característico de Inovação Setorial (CIS) que, de acordo com Oliveira et al (2014, p.1), é identificador de oportunidade de crescimento em relação ao desempenho superior. Dada a relevância do setor para a movimentação e escoamento da produção nacional, a pesquisa discorre da implantação do modal até o cenário atual. Pretende-se aqui gerar uma base a ser observada por empresas do setor que busquem a implantação da gestão das condutas que a tornam uma empresa inovadora.  A pesquisa é apresentada de forma quantitativa e vislumbrou avaliar o Radar da Inovação, método desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) que pontua as 13 dimensões da inovação. Cada uma das dimensões foi analisada por três características que formam o conceito existencial do ciclo da inovação: i) Inovação empresarial trata de um novo valor, não de uma nova coisa; ii) Inovação empresarial vem de muitas formas; iii) Inovação empresarial é sistêmica. Um dos principais resultados verificado na pesquisa foi o baixo desempenho do setor no que tange inovatividade em atividade neste segmento.

Palavras-chave— Inovação em Serviços, Mensuração da Inovação, Transporte Rodoviário de Cargas.

 


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