SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 7th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION – ISTI 2016

Tamanho da fonte: 
Despertar uma metodologia para o desenvolvimento de competências empreendedoras na educação profissional técnica de nível médio
Marcus Osório da Silva

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O presente artigo tem como propósito apresentar algumas reflexões sobre a aplicação do projeto Despertar - Educação Empreendedora, componente do portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MS), executada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). A aplicação ocorreu em uma turma com 33 estudantes, ingressantes nos cursos técnicos integrados de ensino médio do Câmpus Aquidauana do IFMS, no período de jan. a mai./2016. O projeto Despertar tem o propósito de estimular o a cultura empreendedora entre jovens estudantes do ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, capaz de identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades. Por meio do “Ciclo de Aprendizagem Vivencial” a aquisição dos conhecimentos e a aplicação da aprendizagem acontecem em um contexto real, a partir de experiências diretas individuais e grupais, envolvendo emoções, sentimentos, princípios e valores, tornando real a formação contínua. Desse modo, a proposta permitiu que os estudantes desenvolvessem competências cognitivas, atitudinais e operacionais, a partir de um modelo adequado às demandas do mundo do trabalho contemporâneo. Essas competências estão em sintonia à formação de jovens empreendedores com foco nas tendências globais e especificadas pelo agravamento do desemprego estrutural, pelas novas relações e nova morfologia do trabalho. Os resultados do artigo evidenciam que os estudantes concluíram a capacitação com inspiração e motivação para o desempenho do conjunto de características do comportamento empreendedor (CCEs), concentradas nas categorias de realização, planejamento e poder, entre outras.

Palavras-Chave — educação empreendedora, mundo do trabalho, inovação e empreendedorismo, ciclo de aprendizagem vivencial.


Texto completo: PDF