SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 7th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION – ISTI 2016

Tamanho da fonte: 
COMUNICAÇÃO INTERNA E SUAS FERRAMENTAS NAS ORGANIZAÇÕES: IDENTIFICANDO A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO
Priscila Kramer da Silva, Lucas Charão Brito, Sandra Leonara Obregon, Luis Felipe Dias Lopes, Fábio Teodoro Tolfo Ribas, Luciana Raquel Nunes Irineu Moura

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O presente trabalho consiste em apresentar detalhadamente os conceitos de comunicação interna, bem como suas ferramentas, tendo como objetivo geral analisar a percepção dos colaboradores em relação às ferramentas de Comunicação Interna utilizadas pelas empresas de Caxias do Sul e Região. No que tange a classificação da pesquisa, ela caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa e qualitativa, sendo predominantemente quantitativa, de natureza descritiva e do tipo Survey, cujo instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário com escala Likert, que foi aplicado à uma amostra de 423 colaboradores, sendo ela probabilística. A pesquisa evidenciou que a comunicação interna vem ganhando espaço nas organizações e que os colaboradores têm ciência da importância das ferramentas e de sua utilização. Além disso, os entrevistados demonstram que estão satisfeitos com a utilização das ferramentas de Comunicação Interna na empresa na qual trabalham, porém percebe-se que existe certa carência dos colaboradores em relação à comunicação com a alta direção e à prática do feedback pelos superiores.

Palavras-chave: Colaboradores, Percepção, Ferramentas, Comunicação Interna

Texto completo: PDF