Última alteração: 2016-09-23
Resumo
O presente trabalho consiste em apresentar detalhadamente os conceitos de comunicação interna, bem como suas ferramentas, tendo como objetivo geral analisar a percepção dos colaboradores em relação às ferramentas de Comunicação Interna utilizadas pelas empresas de Caxias do Sul e Região. No que tange a classificação da pesquisa, ela caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa e qualitativa, sendo predominantemente quantitativa, de natureza descritiva e do tipo Survey, cujo instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário com escala Likert, que foi aplicado à uma amostra de 423 colaboradores, sendo ela probabilística. A pesquisa evidenciou que a comunicação interna vem ganhando espaço nas organizações e que os colaboradores têm ciência da importância das ferramentas e de sua utilização. Além disso, os entrevistados demonstram que estão satisfeitos com a utilização das ferramentas de Comunicação Interna na empresa na qual trabalham, porém percebe-se que existe certa carência dos colaboradores em relação à comunicação com a alta direção e à prática do feedback pelos superiores.
Palavras-chave: Colaboradores, Percepção, Ferramentas, Comunicação Interna