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SÍNDROME DE BURNOUT: ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE FARROUPILHA NO RIO GRANDE DO SUL
Danielle Lima Moreira, Lucas Charão Brito, Sandra Leonara Obregon, Luis Felipe Dias Lopes, Fábio Teodoro Tolfo Ribas, Adriana Porto

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


A síndrome de burnout costuma ser identificada em profissionais que trabalham diretamente com outras pessoas, como é o caso dos professores. Sendo assim, o estudo tem por objetivo investigar sinais da síndrome de burnout em professores da rede pública da cidade de Farroupilha no estado do Rio Grande do Sul (RS). A amostra foi composta por 262 professores atuantes em 28 escolas municipais de Farroupilha, sendo que metodologicamente o estudo classifica-se por ter abordagem quantitativa, de natureza descritiva, utilizando para a coleta de dados o instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI) na forma Educators Survey (ES), MBI-ES, criado exclusivamente para a identificação da síndrome em professores. Os resultados evidenciam baixo nível de exaustão e despersonalização e alto nível de realização profissional nos professores, ou seja, não se perceberam sinais da síndrome de burnout na amostra pesquisada.

Palavras-chave: Síndrome de burnout. Dimensões. Professores.


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