Última alteração: 2016-09-23
Resumo
Com o advento da globalização, tornou-se notório o acirrado e constante crescimento de um cenário competitivo, direcionando as empresas na busca por um caminho que as diferencie pelo seu perfil estratégico. A inovação é o caminho para ascensão da empresa obtendo vantagem competitiva frente aos concorrentes. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento acerca das inovações implantadas por empresas Sergipanas de pequeno e médio porte em 2013 e 2014, e mensurar como tal inovação influencia a busca da vantagem competitiva dessas empresas no mercado. Esta pesquisa é considerada descritiva, a fonte foi o campo, e se trata de estudo de múltiplos casos, abordagem qualitativa, seguindo o modelo de análise de gestão da inovação proposto por Scherer e Carlomagno (2009) se mostrou adequado no que tange a verificação das práticas implementadas de gestão da inovação nas empresas para obtenção de vantagem competitiva. Evidencia-se de acordo com o que foi analisado pelo relato dos empreendedores que não existem ou não apresentaram metas específicas relacionadas à expansão de mercado por meio de inovação ou lançamento de novos produtos/processos/serviços. Conclui-se que esta pesquisa demonstra que apesar do tamanho a inovação não é privilégio ou mérito de grandes empresas, uma vez que as empresas pesquisadas demonstraram mesmo com ausência de capital humano e P&D, buscam de forma intuitiva resultado em processos inovadores.
Palavras-chaves - Inovação, Vantagem competitiva, Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas.