SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 7th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION – ISTI 2016

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COMUNIDADES DE PRÁTICA: UM MODELO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO COM BASE EM UM PORTAL WEB
Daniel Arruda Nóro, Caroline Guterres Silva, Juçara Salete Gubiani, Luiz Dias Lopes

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Em se tratando de ambientes organizacionais, a base para a inovação está centrada no nível de conhecimento e a sua disponibilidade determina o posicionamento da empresa frente aos concorrentes. Essa situação é determinante para que a Gestão do Conhecimento seja praticada em todos os níveis organizacionais. Nesse contexto, as Comunidades de Prática (CoP) cumprem um importante papel, potencializado e influenciando diretamente no sucesso da Gestão do Conhecimento. Uma CoP é formada por um grupo de pessoas que compartilham a preocupação ou a paixão sobre algum assunto, eles interagem em uma base comum buscando o aprendizado e formas de melhor o conhecimento. Com base nesse conceito, esse trabalho propõe um modelo, identificado na literatura, para o desenvolvimento de um Portal Web que servira como uma ferramenta para a Gestão do Conhecimento organizacional. A proposta do Portal Web objetiva a aquisição, o armazenamento, o gerenciamento e o compartilhamento do conhecimento gerado, tanto dentro quanto capturado na rede em torno das organizações.

Palavras Chaves: Conhecimento; Inovação; Comunidades de Prática.

 


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