SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 7th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION – ISTI 2016

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CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIGITAL UTILIZANDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DAS ATIVIDADES DE LABORATÓRIO RELACIONADAS COM A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
Valter Antônio Senger

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Atualmente, valoriza-se muito a qualidade dos serviços prestados vinculados a rapidez de execução, juntando-se a isto, tem-se a evolução tecnológica que, além de proporcionar um rápido acesso aos mais variados conhecimentos, trata-se hoje de uma ferramenta de apoio as diversas áreas profissionais, tendo como base fundamental a lógica e a precisão. Neste sentido, faz-se necessário utilizar esta tecnologia nas atividades didáticas durante as práticas de laboratório, como forma de agilizar os resultados, minimizando os erros de cálculo ocasionados pela falha humana, auxiliando assim a uma tomada de decisão sobre a utilização dos materiais com maior rapidez e confiabilidade. Sendo assim, constatou-se a necessidade em criar uma ferramenta em Modelo Digital, que possa auxiliar no processo de formatação dos resultados obtidos durante os ensaios de laboratório em atividades relacionadas à Pavimentação Asfáltica, com a qual pretendem-se tornar possível a redução e/ou eliminação dos erros de cálculo durante as atividades práticas, se comparados ao método convencional com planilhas impressas utilizadas normalmente no processo manual, de forma a otimizar o tempo dos discentes bem como auxiliá-los no desenvolvimento dos ensaios através de uma sequência lógica e organizada, auxiliando no desenvolvimento de tarefas, otimizando o tempo na realização dos ensaios, proporcionando maior precisão na obtenção dos resultados, permitindo também organizar os procedimentos de ensaio, e permitindo a interação entre aluno / professor auxiliando no processo de Ensino / Aprendizagem de forma significativa, facilitando aos docentes que fazem uso do laboratório para desenvolver atividades relacionadas com as camadas de revestimento da pavimentação asfáltica, a transmissão dos conhecimentos relacionados a temática durante as práticas em laboratório como forma de atrair o interesse, vindo por ancorar o entendimento dos discentes sobre o tema abordado. A construção de planilhas em modelo digital para uso como ferramenta no processo Ensino / Aprendizagem, vinculada a Pavimentação Asfáltica, se faz necessário em função da dificuldade encontrada pelos docentes e técnicos de laboratório, em transmitir, agilizar e analisar com maior precisão os resultados dos ensaios obtidos durante as atividades práticas.

Palavras-chave: Práticas, Ferramenta, Laboratório.


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