SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 7th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION – ISTI 2016

Tamanho da fonte: 
MOTIVADORES DA INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM EMPRESAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Sueli Dantas Bacelar

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O mercado brasileiro de software e serviços correlatos está em crescimento, o que aumenta a concorrência entre as empresas e a busca para manter e conquistar novos clientes.  Em um mercado cada vez mais competitivo, uma das alternativas das empresas para sobreviver é utilizar a inovação, que pode acontecer por meios reativos ou preventivos, no primeiro caso a inovação acontece para evitar perder a participação de mercado, e no segundo, tem por objetivo alcançar uma posição estratégica de mercado. Este artigo busca identificar os motivadores da inovação das empresas de software, especificamente encontrar os direcionadores de clientes, direcionadores de negócio, princípios de negócio, capacitadores técnicos e os atributos de decisão. A partir do estudo de casos múltiplos realizado com 3 empresas foram encontrados diversos motivadores da inovação, sendo verificados todos os tipos apontados no referencial teórico. Ficou evidente que a inovação em empresas de software acontece motivada pelo mercado, seja para atender aos clientes, seja para não perder mercado para os concorrentes, porém as empresas estudadas não possuem gestão formal da inovação, seja por meio de um setor ou de um funcionário com tais atividades.


Texto completo: PDF