Última alteração: 2016-09-23
Resumo
O presente artigo aborda a experiência realizada no Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) de uma universidade pública federal, da região nordeste. O Curso Docência universitária: do Planejamento à avaliação, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, nasceu como fruto dos resultados apresentados pela tese de doutorado de Viana (2013). Teve como propósito dialogar sobre Docência Universitária no contexto atual. Do ponto de vista metodológico, o estudo tomou por base a pesquisa documental, além da realização de um estudo de caso no sentido de trazer os pressupostos teóricos da formação continuada aos professores do ensino superior e caracterizar a sala de aula como espaço de aprendizagem e paradigmas inovadores, numa perspectiva de interação no ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Como resultado os professores, tutores e alunos foram convidados a aprender a aprender nos momentos de interação com os outros e no reencontro do mundo exterior com a nossa reelaboração pessoal. Aprendizagem torna-se um processo permanente.
Palavras Chaves: Formação Docente. Aprendizagem. Tecnologias.