SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, 7th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION – ISTI 2016

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MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NA GRANDE ARACAJU
Laila Garcia Moreno Resende, MARIA CONCEIÇÃO MELO SILVA LUFT

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Este artigo teve como objetivo mensurar o grau de inovação nas dimensões clientes, relacionamento e rede nas micro e pequenas empresas da cadeia de construção civil, participantes do Programa ALI, e o efeito do investimento em ações de relacionamento nos clientes. Para isso, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo como amostra 47 micro e pequenas empresas da cadeia de construção civil localizadas na grande Aracaju, focando nas dimensões clientes, relacionamento e rede da ferramenta Radar da Inovação nos três ciclos de acompanhamento do referido programa, no período de abril/2014 a março/2016. Os resultados obtidos indicaram que grande parte dos empreendimentos pesquisados passaram de pouco ou nada inovadoras (1) a inovadoras ocasionais (3), próximas ao parâmetro correspondente a inovadoras sistêmicas (5). Isso se deu por meio do desenvolvimento de ações visando atingir um maior número de clientes, através de investimentos em marketing de relacionamento, tais como registros de reclamações e sugestões, pesquisa de satisfação, uso de perfis em redes sociais, aplicativos de comunicação como o whatsapp, criação de websites, promoções, distribuição de brindes, cartões de aniversário, dentre outros.

Palavras-chave— Inovação. Radar da Inovação. Programa ALI. Relacionamento.


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