SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, VIII ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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JOGOS DIGITAIS: AÇÕES IMPLEMENTADAS NUMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL FEDERAL PARA FORMAÇÃO DE PESSOAL QUALIFICADO
André Luiz Leite Ferreira, Marcelo Santana Silva, Núbia Moura Ribeiro, Eron Passos Andrade

Última alteração: 2022-09-16

Resumo


O desenvolvimento de Jogos Digitais destaca-se como um setor da economia com grande potencial de crescimento e criação de empregos com maior valorização profissional. O Brasil tem investido no setor e buscado a criação de políticas públicas que o viabilizem. O objetivo do presente artigo é analisar que medidas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) adotou em relação à formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de jogos digitais, à luz das propostas de políticas públicas divulgadas no último censo do setor, em 2018. A metodologia é exploratória, de enfoque predominantemente qualitativo, realizando busca e seleção de documentos de políticas públicas e Projetos Pedagógicos de Curso do IFBA. Os resultados indicam que um dos obstáculos a ser superado nesse segmento está associado à capacitação de recursos humanos próprios. Constatou-se que uma pequena, mas significativa contribuição tem sido dada pelo IFBA na oferta de cursos na área, formando pessoal qualificado.



Palavras-chave


Jogos Digitais; Políticas Públicas; IFBA

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