Última alteração: 2022-09-16
Resumo
O objetivo deste estudo foi fazer uma análise bibliométrica das publicações científicas sobre marcas digitais. Para se conseguir tal resultado foi utilizado como ambiente de pesquisa as bases de dados: da Scopus e da Web Of Science. A pesquisa realizada foi de natureza básica, de caráter quantitativo e quanto aos objetivos foram exploratórios. Na pesquisa, foi realizado a princípio um levantamento acerca da importância desse tema ao longo dos anos, para que se compreenda a influência que o mercado digital está assumindo perante a sociedade e a sua participação nas modificações das relações comerciais. A pesquisa foi realizada utilizando um recorte temporal entre os anos de 2017 e 2021, período de maior crescimento das mídias sociais e das marcas digitais. No total foram identificadas 4.544 publicações relacionadas ao tema, sendo 2.828 na base de dados da Scopus e 1.716 na base de dados da Web of Science. Os autores com a maior quantidade de publicações foram: Nuno Duarte Martins com 9 publicações e Varsha Jain com 8 artigos publicados. As instituições que mais publicaram nessa área foram: a Universidad Complutense de Madrid, com 65 trabalhos publicados e a Deutsches GeoForschungsZentrum, com 35 publicações. O ano com o maior número de publicações foi 2020, com 18 publicações. O Brasil publicou 118 trabalhos relacionados ao tema, sendo a Universidade de São Paulo a instituição que mais contribuiu com publicações na área, com 13 artigos publicados. Desse modo, de acordo com os resultados desta pesquisa observa-se um interesse significativo por parte dos pesquisadores nessa área.