SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, VIII ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MARCAS DIGITAIS
Leonôra Virginia de Jesus Dias, Elcioneide Costa Silva Carneiro, José Aprigio Carneiro Neto, Cristiane Toniolo Dias, Antônio Martins de Oliveira Júnior

Última alteração: 2022-09-16

Resumo


O objetivo deste estudo foi fazer uma análise bibliométrica das publicações científicas sobre marcas digitais. Para se conseguir tal resultado foi utilizado como ambiente de pesquisa as bases de dados: da Scopus e da Web Of Science. A pesquisa realizada foi de natureza básica, de caráter quantitativo e quanto aos objetivos foram exploratórios. Na pesquisa, foi realizado a princípio um levantamento acerca da importância desse tema ao longo dos anos, para que se compreenda a influência que o mercado digital está assumindo perante a sociedade e a sua participação nas modificações das relações comerciais. A pesquisa foi realizada utilizando um recorte temporal entre os anos de 2017 e 2021, período de maior crescimento das mídias sociais e das marcas digitais. No total foram identificadas 4.544 publicações relacionadas ao tema, sendo 2.828 na base de dados da Scopus e 1.716 na base de dados da Web of Science. Os autores com a maior quantidade de publicações foram: Nuno Duarte Martins com 9 publicações e Varsha Jain com 8 artigos publicados. As instituições que mais publicaram nessa área foram: a Universidad Complutense de Madrid, com 65 trabalhos publicados e a Deutsches GeoForschungsZentrum, com 35 publicações. O ano com o maior número de publicações foi 2020, com 18 publicações. O Brasil publicou 118 trabalhos relacionados ao tema, sendo a Universidade de São Paulo a instituição que mais contribuiu com publicações na área, com 13 artigos publicados. Desse modo, de acordo com os resultados desta pesquisa observa-se um interesse significativo por parte dos pesquisadores nessa área.


Palavras-chave


Marcas Digitais; Negócios Digitais; Mídias Sociais; Legislação; Internet

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