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ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GAMIFICAÇÃO
Geovane Santos Rocha, Lucas Montalvani Oliveira Albuquerque, Lúcio da Silva Gama Junior, José Aprígio Carneiro Neto

Última alteração: 2022-09-17

Resumo


Este artigo teve como finalidade realizar um estudo quantitativo das publicações científicas acerca da gamificação entre os anos de 2011 e 2020. Para isso, foi realizada uma análise bibliométrica das publicações catalogadas na base de dados da Scopus, utilizando o termo gamification e com filtro de busca para Article Title, Abstract e Keywords. Os resultados desta pesquisa mostram uma tendência de crescimento no número de publicações nessa área, demonstrando o interesse de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados ao tema. Com relação a quantidade de publicações anual, observou-se que o ano de 2020 foi o que apresentou o maior número de publicações, com 1.646 artigos. Dentre os autores das publicações, o destaque ficou para Hamari, J, com 78 publicações na área. Já com relação as instituições de pesquisa, a Universidade de Tampere, na Finlândia, foi a que apresentou o maior número de publicações relacionadas ao tema, com 111 artigos publicados. Em síntese, das 3.311 publicações analisadas, os países que ganharam destaque quanto ao interesse pelo tema foram os Estados Unidos, que possui 1.275 estudos publicados na área e a Alemanha, com um total de 784 publicações.

Palavras-chave: gamificação; bibliometria; aprendizagem.

Palavras-chave


Gamificação; Bibliometria; Aprendizagem

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