SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, VIII ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MARCAS BANCÁRIAS NO BRASIL
Elcioneide Costa Silva Carneiro, José Aprígio Carneiro Neto, Antônio Martins de Oliveira Júnior

Última alteração: 2022-09-16

Resumo


Na área contábil, a mensuração dos ativos intangíveis é uma tarefa complexa, devido a estimativa da sua vida útil, bem como a sua junção com os ativos tangíveis na composição do balanço patrimonial das empresas. Dentre os ativos intangíveis, as marcas possuem um papel relevante para as empresas, proporcionando vantagens competitivas na busca por um diferencial de mercado, imprimindo personalidade e respeito sobre a concorrência, além de ser um ativo estratégico na geração de valores para os investidores, acionistas e clientes, refletindo a força da imagem da empresa, seu posicionamento social e a sua transparência para com a sociedade, fatores imprescindíveis para o sucesso e a sua valorização no mercado. Diante desse contexto, esse artigo teve por objetivo realizar uma análise bibliométrica da produção científica sobre marcas bancárias no Brasil, nas bases de dados científicas da Scopus e da Web of Science, de 2010 a 2021. A metodologia utilizada neste artigo teve um caráter exploratório e quantitativo. As buscas foram realizadas no mês de fevereiro de 2022, por meio da inserção de palavras-chave nos campos título, resumo e palavras-chave. Os resultados das buscas retornaram 19 publicações relacionadas ao tema. O ano de 2021 se destacou com 05 publicações. Os destaques nas publicações foram para os autores: Do Prado, M.A., Scharf, E. R., Giraldi, J.D.M.E. e Fernandes, J., todos com dois artigos publicados cada um. As áreas afins com maior destaque foram: Business, Management e Accounting, com 12 publicações e Economics, Econometrics e Finance, com 04 publicações. A instituição com o maior número de publicações foi a Universidade de São Paulo (USP), com 04 publicações. De acordo com os dados desta pesquisa, verifica-se uma baixa quantidade de publicações por parte dos pesquisadores brasileiros na área de marcas bancárias.

Palavras-chave: marcas bancárias; valor da marca; publicações científicas; bibliometria.


Palavras-chave


marcas bancárias; valor da marca; produções científicas; bibliometria

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