SISTEMA DE CONFERÊNCIAS APOIADAS PELA API, VIII ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

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MARCA MABEL UMA HISTÓRIA DE PERSISTÊNCIA: UM ESTUDO NA BASE DE DADOS DO INPI
Simone Maria Silva, Cleide Mara Barbosa da Cruz, Cristiane Monteiro de Farias Rezende, Mário Jorge Campos dos Santos

Última alteração: 2022-09-17

Resumo


A presente pesquisa intitulada: Marca Mabel Uma História de Persistência: Um Estudo na Base de Dados no INPI, buscou discorrer sobre a trajetória da marca Mabel. A fábrica Mabel foi fundada em 1953 na cidade de Ribeirão Preto/ São Paulo por dois irmãos chamados Nestore Scodro e Údelio Scodro, que posteriormente tornou-se uma das marcas mais importantes no ramo alimentício de biscoitos e salgadinhos do Brasil. O objetivo deste estudo foi mapear a marca MABEL no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A metodologia deste trabalho classificou-se como um estudo exploratório de caráter quantitativo, foi realizado um mapeamento tendo como base os registros de marcas. O mapeamento foi realizado na base de dados do (INPI), onde foram pesquisados os registros de marcas relacionados a marca Mabel e foram utilizadas estratégias de busca para obtenção dos dados. Primeiro, foi escolhida o tipo da pesquisa, sendo que neste campo optou-se pela opção “Exata”, e no campo Marca foi escolhida a palavra-chave “Mabel”, este filtro identificou setenta e um (71) registros. Como resultado, partir de 1963 data dos primeiros registros, sendo encontrados sete (07) registros, em 1969 com um (01) registro, em 1975, com um (01) registro, 1976 com três (03) registros, em 1977, 1981, 1982, todos apresentaram um (01) registro. No ano de 1987 apresentou sete (07) registros, em 1990 com seis (06) registros, em 1991 apresentou (04) registros. Em 1992, 1993, 1994, 1995, 1996 apresentaram respectivamente, um (01), oito (08), dois (02), onze (11) e dois (02) registros.


Palavras-chave


marcas; indústria; Mabel.

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