Última alteração: 2018-07-07
Resumo
Nos últimos anos o Brasil tem incentivado o empreendedorismo e a criatividade, fato esse comprovado pelo significativo aumento dos depósitos de pedidos de patentes por empresas, em 2007 o índice era de 38% e cresceu para 50% em 2016. Além disso, também houve um crescimento no número de patentes concedidas a brasileiros por parte do USPTO. Desse modo, é perceptível a importância dada pelas empresas aos serviços ofertados pelo INPI. Contudo, tendo em vista que o número de reclamações recebidas na ouvidoria do INPI supera significativamente o de elogios, sendo o primeiro de 58% e o último de 5%, e que o backlog ainda é de 10 anos em média, há a precisão de avaliar a percepção das empresas com relação aos serviços ofertados pelo INPI. Assim, este trabalho propôs a aplicação da ferramenta SERVQUAL como instrumento para avaliar a maturidade do INPI, uma vez que a utilização dessa metodologia permitirá a identificação dos pontos a serem melhorados por parte do Instituto.